27
jun

Dicas de como se concentrar nos estudos

concentracao-nos-estudos-001

Um dos grandes problemas enfrentados pelos concurseiros é a falta de concentração na hora de estudar. Manter o foco para conseguir estudar todo o assunto é realmente desafiador, no entanto, faz total diferença no seu rendimento. Para te ajudar com esse problema, fique atento às dicas:

Elimine tudo aquilo que possa lhe distrair

Desligue o telefone celular, a televisão, o rádio (se é que lhe incomoda) e escolha um lugar que seja confortável. Se você estiver em um ambiente onde há muito barulho, use protetores auriculares ou fones de ouvido para diminui-lo. Se um barulho repentino, qualquer que seja, o distrair momentaneamente, procure anulá-lo e volte a se concentrar.

Mantenha o seu lugar de estudo ou trabalho arrumado e limpo

Esse detalhe, à primeira vista tão superficial, é extremamente importante. Procure ter todo o material necessário ao seu alcance e sempre no mesmo lugar, para que você possa encontrá-lo com facilidade e não perca tempo desnecessariamente.

Descanse ou mude de matéria de tempos em tempos

Está comprovado que depois de 90 minutos, a concentração se perde, de forma que, passado esse tempo, é melhor fazer uma pausa e se distrair; ouça música, coma uma maçã, tome um chá, etc. e logo volte ao seu lugar de estudo ou trabalho.

Escolha o momento do dia em que você sente que é mais produtivo

Pode ser de manhã, a tarde ou noite. Isto é muito pessoal, procure descobrir em quais horários estão os seus melhores momentos para a concentração.

Comentários