23
set

Vestibular: como se preparar para passar

Apesar de o ENEM ser uma forma de preparação, a pressão de passar no vestibular atinge muitos jovens e adultos. E agora que as datas dos vestibulares mais importantes do país já foram divulgadas, é hora de levar os estudos à sério para garantir a aprovação. Pensando nisso, separamos algumas dicas de estudos.


Rotina de estudos

A preparação o vestibular deve começar muito antes da data das provas, para que dê tempo de estudar todo o conteúdo previsto com calma. Por isso, é fundamental que o vestibulando estabeleça uma programação de estudos diária, levando em consideração todas as disciplinas que precisam ser estudadas ao longo da semana. Também é importante reservar um tempo extra para matérias que tenham maior dificuldade.

Além disso, o estudante também precisa descansar e fazer atividades físicas, sociais e de lazer. Esses momentos ajudam a aliviar a tensão e descarregar a mente para conseguir focar nos estudos.

 

vp_blog_vestibular2Estude de outras formas

Além dos conteúdos teóricos, é importante manter-se informado sobre tudo que está acontecendo no mundo. Sempre que possível, leia revistas e jornais (pode ser online mesmo) e busque ter noção sobre temas que podem cair em redações e questões de conhecimentos gerais nos vestibulares.

Outra dica é não ler apenas os resumos das obras literárias. Durante o ano, leia todos os livros obrigatórios e também procure fazer seu próprio resumo com as principais características da obra e seus autores. Isso pode te ajudar não só nas questões de língua portuguesa como também na sua interpretação de texto – sem contar que vai te relaxar um pouco!

Resolver questões dos vestibulares anteriores da instituição que pretende cursar também é uma ótima forma de estudar, pois dá uma ideia do estilo e do nível da prova que você fará. Na internet existem diversos simulados que podem ser feitos!

 

Antes da prova

Nos dias que se antecedem as provas, nada de querer tirar o atraso e aprender o conteúdo do ano todo em uma semana. Procure relaxar e descansar, separando algumas horas do dia para revisar o conteúdo estudado. Para evitar stress, também vale a pena planejar sua rota até o local da prova e deixar todos os documentos e materiais preparados no dia anterior à prova.

 

Agora a VP Concursos também oferece consultoria para ENEM e Vestibulares. Confira nossos serviços e venha se preparar com a gente!

Compartilhe nas redes sociais: