16
set

Prof. Vincenzo Papariello fala sobre a suspensão dos concursos

vpCom o anúncio da suspensão dos concursos pelo governo federal, milhares de concurseiros se desesperaram. Muitos já refizeram os planos, muitos já pararam de estudar. O fato é que essa questão não é tão prejudicial para quem está estudando como se imagina à primeira vista.  Primeiro, a suspensão se refere formalmente apenas ao Poder Executivo Federal. Teoricamente, ainda teremos concursos do Poder Judiciário, do Poder Legislativo, dos poderes dos estados e dos municípios. Aí um concurseiro pensa: “Mas os outros poderes podem apoiar a decisão do poder Executivo e suspender também.”. Poder, pode. Nesse caso, ainda existiriam os concursos estaduais e municipais. Aí outro concurseiro fala: “Eu só quero concurso federal.”. Tudo bem, sem problemas, é fácil resolver isso.
Além do fato de que apesar de na teoria todos os concursos do poder Executivo serem suspensos, na prática não é bem assim. Podem ser liberados concursos caso a caso. Ademais, historicamente, essas suspensões ocorrem de tempos em tempos. Ocorreu em 2000, em 2008 e em 2011. O que a análise desses períodos mostra é que a suspensão não dura muito tempo, e quando os concursos são liberados passa a “chover” concursos, praticamente um a cada final de semana. Nesse caso, quem serão os candidatos que estarão mais bem preparados para enfrentar esses concursos? Exatamente aqueles que enxergaram na suspensão uma oportunidade de se preparar melhor e continuaram estudando. Esses estarão prontos quando os concursos voltarem à tona.
Sei que é difícil e até mesmo desanimador num primeiro momento, mas parem para pensar, reflitam sobre o conhecimento que vocês têm hoje. Agora respondam: essa suspensão é um balde de água fria ou realmente uma oportunidade para você se preparar melhor e dominar os assuntos?
Eu particularmente passei por essa situação no início de 2000, quando eu tinha acabado de me formar e os concursos foram suspensos. Fiquei alguns dias sem rumo, aí pensei comigo mesmo: “Eu nunca estudei para concurso, não entendo nada das matérias que tenho que enfrentar, eu deveria é estar achando boa essa suspensão.”. E na verdade foi muito bom mesmo. Fui estudar e, quando os concursos começaram a sair no final daquele mesmo ano, eu tive dezenas de opções, e peguei uma delas (Analista de Planejamento e Orçamento do MPOG), pois estava preparado, aproveitei a oportunidade que estava à minha frente, enquanto vários desistiram e foram seguir outros planos, enquanto todos ao meu redor estavam se desesperando.
Quando os concursos saíram, vi amigos meus (que tinham desistido) querendo voltar a estudar feito loucos para pegar alguma vaga em algum concurso e nenhum conseguiu nada, simples assim.
Portanto, o fato está aí, os concursos (pelo menos parte deles) serão suspensos, resta saber como você vai interpretar isso, se contra você ou a seu favor. E então, vai desesperar ou vai estudar mais firme? A opção é sua.

Compartilhe nas redes sociais: