16
set

Exame da OAB: não aprovados talvez possam atuar como paralegais

Atualmente, a aprovação no Exame da OAB é condição para o exercício da profissão de advogado ou para obter legitimamente a inscrição nos quadros da Ordem. No entanto, esse cenário pode sofrer alterações. É que tramita no Poder Legislativo Federal o projeto de lei nº 5.749/2013, de autoria do Deputado Federal Sergio Zveiter (PSD-RJ), que regulamenta a profissão de paralegal e modifica o Estatuto da Advocacia (Lei nº 8.906/94).

O paralegal é o bacharel em Direito sem registro na OAB. Segundo a proposta, que desperta divergências entre os profissionais da área, os paralegais poderão exercer algumas atividades em escritório, como preparar documentos e executar pesquisas, desde que sob a supervisão de um Advogado.

Recentemente, o projeto foi aprovado pela Comissão de Constituição e Cidadania da Câmara dos Deputados. A OAB, contrária à ideia, promete agir para impedir sua implementação, pois entende que eventual promulgação da lei contribuiria para criação de indesejáveis níveis de atuação no âmbito da profissão. Todavia, a atuação como paralegal seria viável pelo prazo máximo de três anos, período após o qual o bacharel deverá conquistar a aprovação no exame unificado.

 

Como se preparar para o Exame da OAB

Defensoria RS

Conforme já falado em post anterior, o Exame da Ordem é o primeiro desafio profissional dos bacharéis em Direito, inclusive aqueles que não pretendem advogar, uma vez que a aprovação tem um peso moral de chancela quanto ao que foi estudado ao longo dos cinco anos de graduação.

Dados fornecidos pela OAB revelam que o Exame apresenta um índice de aprovação em torno de 15%, o que revela a importância de se preparar seriamente para o desafio. Aos interessados, a VP Concursos oferece o serviço de consultoria pessoal, que inclui a elaboração de cronograma de estudo, acompanhamento pelo professor-consultor e a entrega de um exemplar do livro “Revisaço OAB”, com mais de mil questões comentadas.

Para saber mais e garantir sua aprovação no Exame da OAB, entre em contato através do e-mail contato@vpconcursos.com.br.

Compartilhe nas redes sociais: