26
ago

ENEM: entenda a importância

O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) vem se tornando cada vez mais importante no cenário educacional brasileiro. Sua função principal é servir como seleção para universidades federais, mas o exame tem outras diversas finalidades. Por isso, jovens e adultos de todo o país procuram se preparar cada vez melhor para os dias de prova.

Confira a importância de ter um bom desempenho no ENEM e saiba como se preparar para o exame.

 

Diversas funções

O resultado do Enem já está sendo utilizado por todas as universidades federais do Brasil, seja total ou parcialmente. De forma gradativa, as universidades Estaduais e Institutos Federais também estão aderindo a esta forma de ingresso às universidades, que substitui o vestibular convencional.

Em instituições federais e estaduais de ensino superior cadastradas no SiSU (Sistema de Seleção Unificada), por exemplo, a seleção é feita de acordo com a classificação do candidato no Exame Nacional do Ensino Médio. Em alguns casos, principalmente quando se trata de cursos que exigem habilidades específicas, o SiSU nem é utilizado, bastando apenas as notas do candidato no Exame.

Por meio do ENEM também é possível participar do Programa Universidade para Todos (ProUni), onde os alunos disputam por bolsas de estudos de 50% a 100%, e do Financiamento Estudantil (FIES), onde é possível financiar os cursos de graduação. Além disso, quem tem ao menos 18 anos e não completou o ensino médio pode conseguir a certificação através das notas do ENEM.

O exame ainda é necessário para quem deseja participar do programa Ciências Sem Fronteiras e passou a ser utilizado pela Universidade da Beira Interior (UBI), em Covilhã, e pela Universidade de Coimbra (UC), em Portugal, para a seleção de estudantes brasileiros.

 

Como se preparar?

Uma vez que o ENEM pode ser usado para diversos fins, é importante que o estudante tenha seus objetivos claros. Apesar dessas funções só poderem ser aplicadas depois do resultado do exame, as notas em diferentes áreas podem ter maior ou menor peso em alguns casos, como o Sisu.

Ainda assim é importante que o aluno tenha um domínio razoável de cada matéria, inclusive porque no ENEM é comum cair questões relacionadas com acontecimentos atuais do Brasil e do resto do Mundo.

 

Prepare-se para o ENEM com a VP Concursos

Agora a VP Concursos também oferece uma nova modalidade de consultorias para o ENEM e outros vestibulares. Conheça nossos serviços e faça sua inscrição.

Compartilhe nas redes sociais: