03
jun

Como se dar bem nas discursivas?

dicas-enem-aba4getty

Assim como em provas de redação, as questões discursivas costumam avaliar as habilidades de leitura, interpretação e produção de texto do candidato. E isso assusta muito concurseiro por aí, viu? A dificuldade na hora de elaborar as respostas discursivas é um problema que vem acompanhando muitos estudantes desde o período escolar.

Mas, para te ajudar nessa tarefa de se dar bem nas discursivas, preparamos algumas dicas:

Atente ao tema

Muitas vezes, até mesmo por culpa do nervosismo, uma coisa que acontece bastante com os candidatos na hora das discursivas é a fuga do tema.  Também pode acontecer de, na empolgação por conhecer o tema, o candidato responder e não prestar atenção ao que a questão está pedindo, especificamente, acertando sobre o tema e errando assim, sobre a questão. Fique bem atento releia a questão e responda com calma.

Não seja prolixo

Prefira começar o texto com a resposta bem específica e só depois acrescente informações complementares a fim de fundamentar o seu ponto de vista. Assim, o avaliador irá saber que a sua resposta está bem destacada logo no início do texto escrito.

Não se esqueça de revisar

Revisar é muito importante e não te custa nada. Às vezes até te livra de um erro que pode ser o seu corte para a tão sonhada aprovação. Assim que conseguir acabar as discursivas releia não só as suas respostas, mas também as perguntas e veja se estão coerentes e se era exatamente o que você queria dizer. É melhor sempre prevenir do que remediar, não é mesmo?

Compartilhe nas redes sociais: