01
out

Coaching para concursos pode garantir a sua aprovação

Durante a preparação para um concurso, a ajuda de um profissional experiente pode fazer a diferença. Diversos alunos nos deixam depoimentos sobre a importância do coaching e do auxílio de um orientador.

A ex-aluna da VP Concursos, Camila Milhomem, formada em Administração, planejava primeiramente ter a experiência de iniciativa privada e no futuro prestar concurso público, pela tranquilidade e estabilidade que a carreira oferece. No entanto, depois de receber muitas respostas negativas em processos de trainees ela resolveu antecipar seus estudos para concurso.

A princípio, Camila tinha dúvidas sobre qual carreira pública seguir, sobre as matérias que deveria focar e também sobre como dividir seu horário de estudos. “Ao começar a estudar, deparei-me com uma infinidade de matérias, bancas examinadoras, provas, carreiras, e fiquei completamente perdida sem saber para onde seguir.”, conta Camila. “Deveria estudar mais Direito Constitucional ou Português? Como deveria dividir meus horários de estudo? Teria que estudar todos os dias, inclusive nos finais de semana? Como era a concorrência? Qual carreira seguir? Todas essas perguntas me assombravam e eu estava completamente sem rumo.”, completa.

camila-aprovada-vp-concursosFoi então que a Camila viu um anúncio sobre coaching para concursos e achou que isso seria um diferencial para sua aprovação. Ela acredita que a vantagem do processo seletivo dos concursos é que eles dependem apenas das respostas corretas e não da subjetividade de alguém que esteja te avaliando, como em uma entrevista. Mas para chegar a essas respostas Camila assume que precisava de apoio e orientação, e foi nesse sentido que o coach fez a diferença. Com a orientação do professor Vincenzo Papariello, ela se preparou de 2011 a 2013, onde recebeu instruções sobre quais materiais estudar, quais temas são relevantes e qual a melhor maneira de organizar os estudos. “O coach filtra tudo que há no mercado, separa o material bom do ruim, e já disponibiliza tudo esquematizado, ‘só’ para pessoa estudar. É um ganho enorme.”, conta Camila.

Em seu período de estudos, Camila foi aprovada em sete concursos públicos. “Um exemplo de como essa orientação fez a diferença para mim foi no concurso para Analista Legislativo da Câmara dos Deputados. Durante os estudos, o Vincenzo sempre ressaltou o peso que tinha a discursiva nesse concurso, pois valia quase a mesma quantidade de pontos que a objetiva. […] Tendo isso em mente, a preparação foi intensa para que eu pudesse fazer uma boa prova discursiva […] O resultado foi que só não gabaritei as discursivas por dois erros de português, o que me garantiu ganhar mais de oitocentas posições no resultado final do certame.”, relata. Camila acredita que se tivesse estudado sozinha nem mesmo treinaria redação, pois não achava que fosse relevante.

Para quem está na mesma situação que a Camila quando decidiu prestar concursos, ela aconselha: “Buscar histórias de sucesso na internet, pois dão uma motivação quando achamos que nada vai dar certo. Ver a trajetória de outras pessoas que passaram é bom para sabermos que caminho trilhar. Agora, se a pessoa tiver condição de fazer o investimento, que opte pela consultoria. É um ganho enorme em toda fase de preparação do candidato, desde a escolha de que carreira seguir até a aprovação de fato. E estudar muito, pois só a consultoria não lhe garantirá nenhuma aprovação.”

Conheça a modalidade Extreme de consultoria para concursos e conquiste sua aprovação para Técnico da Câmara dos Deputados.

Compartilhe nas redes sociais: