11
dez

As vantagens da carreira pública

Ingressar na carreira pública exige muito estudo, disciplina e dedicação, principalmente ao levar em consideração a concorrência do ramo. Mas, mesmo com tantos esforços, as vantagens dessa carreira é o ponto que mais chama a atenção dos candidatos. Será que você conhece todos os benefícios de seguir uma carreira pública?

 

Segurança e estabilidade: um dos fatores mais atrativos na carreira pública é a estabilidade. Ao contrário de um trabalho na iniciativa privada, em que o funcionário pode ser demitido a qualquer momento, um servidor público, que ingressou na carreira através de um concurso, adquire estabilidade após três anos de trabalho. O funcionário só perderá seu cargo se cometer alguma falta grave, mas que ainda assim passará por um processo administrativo onde é assegurada ampla defesa.

 

Remuneração e benefícios: outro grande atrativo na carreira pública é a remuneração acima da média do mercado privado. Os salários variam de acordo com o nível de formação exigido para o cargo e com a complexidade da função. Por exemplo, o cargo de Auditor Fiscal da Receita Federal, que exige ensino superior em qualquer área, tem remuneração em torno de R$ 7.600,00. Já o cargo de Policial Rodoviário federal, que exige ensino médio e carteira de habilitação, o salário gira em torno de R$ 3.750,00. Em alguns cargos, os salários podem chegar a 24 mil reais.

Os valores também variam entre os Poderes e as esferas de governo, mas ainda assim os reajustes são aplicados com os mesmos índices e nas mesmas datas.

Os benefícios na carreira pública são outra vantagem. Além dos direitos comuns, como férias e 13º salário, o servidor recebe adicional por tempo de serviço e também tem direito de a cada 5 anos tirar uma licença remunerada por até três meses para realizar cursos de capacitação e reciclagem.

 

Aposentadoria: os servidores públicos têm um sistema próprio de aposentadoria, que varia nos âmbitos federal, estadual e municipal. Ainda assim, em geral as aposentadorias são mais elevadas do que as da iniciativa privada. Caso o servidor atenda a certos requisitos impostos por emendas constitucionais, ele pode se aposentar com salário integral e ter reajustes parecidos com os dos servidores em atividades.

 

Oportunidades: apesar da concorrência alta, os concursos públicos oferecem oportunidades independente de idade (normalmente o candidato precisa ter entre 18 e 69 anos), enquanto na iniciativa privada os muitos jovens ou muito velhos acabam tendo menos chances no mercado. Além disso, com exceção de algumas carreiras na área das forças armadas ou da área policial, homens e mulheres têm as mesmas oportunidades e remuneração. Os deficientes físicos também têm um percentual de vagas destinadas a eles. E, finalmente, muitos concursos não exigem experiência anterior. Dessa forma, a carreira pública oferece oportunidade independente de idade, sexo ou limitações físicas.

 

Ficou animado? Confira os depoimentos de alguns dos nossos alunos aprovados.

 

Agora que você já conhece todas as vantagens de ingressar na carreira pública, aproveite e venha se preparar com a VP Concursos. Conheça nossa modalidade Extreme, que oferece um método altamente eficiente que envolve consultoria, treinamento direcionado e coaching.

Compartilhe nas redes sociais: