Fale conosco
Entre em contato com a VP Clique aqui
Home // Motivar-se Voltar
Blog

Confira as notícias e informações sobre os próximos concursos públicos.

  • Motivar-se

    12/08/2016

    intelimax-iq

    O serviço público a cada dia que passa torna-se uma oportunidade e um sonho para muitos brasileiros. Conseguir a aprovação em um concurso é considerado algo muito importante, principalmente quando colocamos em foco alguns aspectos, dentre os quais as crises político-econômico que de tempos em tempos surgem no Brasil, a instabilidade no meio privado e status social etc. Por isso, para lograr êxito como concurseiro, é necessário motivação, planejamento e estudo.

     

    Tudo que é desconhecido gera medo e/ou ansiedade no ser humano. Quando uma pessoa destina uma parte de seu tempo para estudar para concurso público, ela deverá ter consciência das incertezas no que se refere a quando e em qual concurso ela vai ser aprovada, pois depende de inúmeras variáveis para alcançar esse objetivo. E essa imprecisão desperta vários sentimentos nos estudantes.

     

    Nesse sentido, o aluno deve procurar motivar-se diariamente, pois a ansiedade sobre o futuro profissional pode fazer com que o mesmo desista na primeira derrota. Como cada individuo é único, por conseguinte, a motivação idiossincrática para cada um.

     

    Lembro que quando eu estudava para o concurso dos meus sonhos, utilizava alguns técnicas motivacionais:

    -assistia vídeos das formaturas do curso de formação que almeja fazer,

    assistia muitos vídeos motivacionais,

    -deixava na porta do meu guarda-roupa o salário que iria receber, caso fosse aprovado,

    -colocava no papel todas as vantagens da minha aprovação tanto para mim quanto para as pessoa que eu amo,

    – proporcionava reforços positivos caso estudasse determinada quantidade de horas, dentre os quais, poderia assistir uma série ou filme que gostasse, sair com a namorada no domingo, acessar uma rede social etc.

     

    Esses são alguns exemplo de como mantinha a minha motivação. Talvez para você, outras coisas ou situações possam ser bem mais prazerosas. Por isso, verifique o que você gosta, quais são as suas pretensões, os seus sonhos e a partir daí, o processo motivacional diário fica mais simples e eficaz de colocar em prática. E sempre tendo em mente que você é capaz de alcançar as suas metas.

     

    André Oliveira (consultor VP Concursos)