19
ago

Dicas para redação do ENEM

ministerio-da-educacao-abre-consulta-para-sugestoes-sobre-enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma das provas mais aguardadas todos os anos pelos alunos que estão concluindo o ensino médio e querendo entrar em alguma faculdade de sua preferência.

Além da prova com todas as suas questões, o candidato também precisa escrever uma redação sobre o tema determinado pela organização da prova e esse detalhe faz bastante diferença na aprovação ou reprovação do candidato. Se você anda preocupado com a redação do ENEM, fica ligado nessas dicas:

 

Não deixe a redação por último

A redação é aplicada no segundo dia de prova, juntamente com 90 questões de múltipla escolha. Você terá cinco horas e trinta minutos para fazer tudo. Então é muito importante que não deixe a redação por último, pois terá de compreender o tema, esboçar as ideias e depois passar tudo a limpo. Se você começar a redação e finalizar em até uma hora e meia, terá as quatro horas restantes para finalizar a prova.

 

Mantenha-se atualizado

Um dos grandes temores dos candidatos é sobre o que escrever no tema da redação. Fique por dentro de tudo que está acontecendo no país e no mundo. Se você conhece sobre as últimas notícias, seja política, economia, esportes, ciência ou cotidiano, não há com o que se preocupar! Os temas propostos na prova do ENEM são sempre referentes a questões da atualidade. Esse tipo de conhecimento não te ajuda somente na redação, mas também em questões de outras matérias.

 

Respeite o formato da redação

O formato da redação do ENEM é uma dissertação-argumentativa. Por isso, nada de contar histórias, recitar poesias ou explicar a receita de um “macarrão instantâneo”, o famoso miojo. Muito menos escrever hino de clube de futebol! De acordo com a nova regra de correção da prova, as redações que não respeitam o formato podem ser automaticamente zeradas. Então, seja objetivo e tenha foco, sem fugir do tema proposto na redação.

 

Revise o seu texto

Uma boa técnica é você fingir que é o avaliador: Revise o seu texto para evitar erros, sejam eles gramaticais, ortográficos ou na pontuação. Releia- o quantas vezes for necessário para evitar desacertos na hora de transcrever para a folha de redação. Uma outra dica importante é: se você está inseguro sobre como escrever uma palavra, substitua por um sinônimo. Se mesmo assim, o contexto não ficar legal, mude a frase. O importante é que você não perca pontos à toa!

Compartilhe nas redes sociais: