Fale conosco
Entre em contato com a VP Clique aqui
Home // Como entender um edital? Voltar
Blog

Confira as notícias e informações sobre os próximos concursos públicos.

  • Como entender um edital?

    06/05/2016

    concursos-publicos-análise-estratégica-do-edital

    Um dos problemas mais enfrentados pelos concurseiros é, sem dúvidas, a compreensão dos editais. O documento costuma ser muito longo e até prolixo, o que contribui para o desinteresse pela sua leitura e o candidato acaba se preocupando apenas com as apostilas e livros, deixando o edital do concurso um pouco de lado.

    Esse é um erro gravíssimo, pois desconsiderar um parágrafo do edital pode chegar até a desclassificação do candidato!

    Para facilitar o entendimento do edital, vamos te dar algumas dicas que facilitarão e te farão gastar menos tempo na leitura:

    Entenda a estrutura do edital

    Para entender o edital, primeiro você precisa entender a estrutura dele! A seção mais básica é a das disposições das preliminares, onde será apresentada a banca organizadora, o local das vagas, o regime jurídico dos cargos oferecidos, e outras informações básicas. Logo após, é de costume encontrar a relação das vagas e as exigências oferecidas para se candidatar (essa parte merece bastante atenção pois se o candidato não cumprir um único requisito, ele será impedido de tomar posse caso seja aprovado).

    O edital ainda inclui tópicos onde serão indicados as datas e etapas do concurso, além de instruções para a inscrição e também critérios de avaliação da banca.

    Já o conteúdo cobrado em cada prova, muitas vezes é encontrado em anexo.

    Leia e releia cada seção

    Sabemos que a tentação para ler apenas os tópicos considerados “mais importantes” é muito grande, mas facilita pensar que TODOS os tópicos do edital possuem um certo grau de importância! Não adianta ignorar algumas informações! No entanto, vale reler e prestar bastante atenção também nos detalhes.

    Resuma as informações

    Separar as informações em tópicos é uma maneira prática e eficaz para não esquecer ou perder de vista alguns pontos do edital que devem ser lembrados durante todo o tempo de preparação para a prova.

    Não espere o edital para iniciar sua preparação

    Entender o edital é bastante importante, mas o espaço de tempo em que o edital é publicado e a prova do concurso acontece é pequeno, o que faz com que você acabe não conseguindo dar conta de todo o material necessário para o estudo. Busque sempre editais de outras edições do concurso para o qual você está se preparando e estude com bastante antecedência, assim você acaba otimizando melhor o seu tempo de preparação!

    Se você está se preparando para algum concurso, que tal investir nos seus estudos com o nosso método de consultoria e coaching? Entre em contato e saiba como garantir a sua aprovação com a VP Concursos!